Ano-Novo Chinês é a celebração da passagem de ano que acontece na cultura chinesa. O Festival segue um calendário lunar, adotado no país e que se baseia nos 12 ciclos da Lua, o que dá em torno de 354 dias de duração. A passagem de ano para os chineses é uma das datas comemorativas mais importantes e mais populares de sua cultura. Ela não acontece apenas na China, mas também em países como Coreia do Sul e Japão, por exemplo.
O Festival é uma celebração comemorada em meio a uma série de tradições que se ligam com superstições da cultura chinesa, assim a celebração se estende por 15 dias. No último dia da celebração (o 15º dia), acontece o Festival da Lanterna, uma festividade em que as famílias se reúnem para lançar uma pequena lanterna que flutua no ar. É uma prática dessa festa escrever um desejo nessa lanterna antes de lançá-la. As lanternas simbolizam essa procura por boas novas no futuro.
A mitologia chinesa conta que a prática de celebrar o Ano-Novo surgiu quando um ancião apareceu em uma vila falando que usar vermelho, decorar as ruas com lanternas vermelhas e inscrições e estourar fogos de artifício eram as maneiras de afastar-se um monstro chamado Nian.
Dentre as práticas comuns nessa ocasião, destacam-se a preparação de pratos tradicionais, que são entendidos como uma forma de garantir boa sorte para o ano que se inicia; a queima de incensos, em respeito aos ancestrais, e o costume de estourar fogos de artifício.